PLANO INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

RDS DESPRAIADO

Serra da Jureia-Itatins, SP - Despraiado, Peruíbe, São Paulo, Brasil

2018

Estúdio Lava + Terceira Margem

1o Lugar na Convocatória Lali Buenas Prácticas 2019 . Ambito Barrio

As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) são áreas naturais que abrigam populações tradicionais, cuja existência se baseia em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na manutenção da diversidade biológica. O projeto, desenvolvido com a comunidade de Despraiado, perto da cidade de Peruíbe, foi a primeira fase de um trabalho de longo prazo. Iniciamos um diagnóstico e levantamento das famílias residentes da comunidade, das atividades ali desenvolvidas e das condições de saneamento básico das residências, o que possibilitou a criação do Plano Integrado de Desenvolvimento Local (PIDL). O Plano visa garantir a melhoria da qualidade de vida de todas as famílias residentes na RDS Despraiado, bem como a manutenção dos meios de produção locais actualmente disponíveis garantindo a geração de rendimentos familiares e a preservação do património ambiental que a contextualiza.

-

The Sustainable Development Reserves (RDS in Portuguese) are natural areas that shelter traditional populations, whose existence is based on sustainable systems of exploitation of natural resources, developed over generations and adapted to local ecological conditions and that play a fundamental role in maintaining biological diversity. The project, developed with the community of Despraiado, near the city of Peruíbe, was the first phase of a long-term work. We began a diagnosis and survey of the resident families of the community, the activities carried out there and the basic sanitation conditions of the residences, which made it possible to create the Integrated Plan for Local Development (PIDL in Portuguese). The Plan aims to ensure an improvement in the quality of life of all families living in the RDS Despraiado, as well as the maintenance of the local means of production currently available ensuring the generation of family income and the preservation of the environmental heritage that contextualizes it.

As soluções adotadas são baseadas na natureza e buscam compreender a paisagem cultural e natural do lugar, potencializando a identidade local e consolidando as ferramentas para a manutenção da comunidade tradicional e de seus modos de vida.

Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins

O Eixo Vida estrutura o Programa de Habitação Tradicional a partir do reconhecimento da morfologia das unidades tradicionais e capacita a população local para as manutenções e possíveis expansões da unidade mínima via autoconstrução.

Unidades Precárias Existentes

Mapa de Unidades Habitacionais Tradicionais

O Eixo Meio Ambiente, promove modos alternativos para o saneamento básico local, a partir da implantação de fossas sépticas biodigestoras, e implementa sistema de energia solar para toda a comunidade, atendendo a demanda existente por energia e oferecendo soluções mais integradas ao meio ambiente e que reduz o peso no orçamento familiar.

Mapa de Unidades Habitacionais Tradicionais

O Eixo Economia propõe um conjunto de medidas de controle e gestão comunitária dos recursos obtidos para os programas, e auxilia na construção do mapeamento das oportunidades locais, orientando à estruturação de um programa de turismo de base comunitária.

Produção Local

Mapa de Usos

  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon